quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Semana de muitas lições...

A todo momento, a vida traz uma lição nova. Basta parar um pouco em meio à correria do dia-a-dia e observar. E aprender com o que se passa ao redor. São detalhes, sutilezas, carregados de mensagens sublimes. Pois bem:

1. Pai e mãe são pessoas mais que especiais. São capazes de passar por desafios inimagináveis com uma força sem explicação. E quando a ameaça da ausência deles acontece é que percebemos com mais intensidade o quanto são de fato importantes.

2. Lidar com sentimentos é o grande desafio dos tempos atuais. O amor em especial. Em um mundo onde há informação, tecnologia e velocidade por toda parte, o ser humano tem dificuldade em amar, compreender e aceitar relações interpessoais e saber expor seus sentimentos.

3. Ninguém sobrevive sem amizades verdadeiras. Poucas, raras. Mas que sejam intensas, cúmplices e irrestritas. E amigos reais são para sempre. Não importa o que aconteça. Mas nem por isso subestime os colegas. Cada pessoa tem sua função social... Basta saber distinguir.

4. A maturidade e a serenidade só vêm depois de muitas tormentas. A cada queda, um levantar mais firme. O que parece impossível aceitar hoje, será apenas um detalhe amanhã. Nada como o bom e velho tempo para sedimentar os problemas e trazer soluções.

5. Saber escutar é uma virtude. Saber dizer as palavras certas no momento correto, requer prática e desenvoltura. Metáforas são interessantes e seu bom uso pode facilitar explicações complexas.

6. Paciência. Sempre. E mais paciência. E um pouco mais para não faltar.

7. A verdade pode doer. Mas deve ser dita. Com cautela, inteligência e serenidade. O melhor caminho para a solução de problemas é o diálogo verdadeiro. A verdade sai e a alma repousa leve.

8. A exposição excessiva dos problemas próprios a pessoas não tão próximas é perigosa. A felicidade de muitos é ver outros infelizes. E a inveja é perversa.

9. Escrever é terapêutico e é ainda uma excelente forma de auto-análise.

10. Viva o amor-próprio. Sempre.

Um comentário:

Lih disse...

Oi!!
Obrigada pela visita e pelo comentario!!
Adorei seu blog e seu jeito de escrever.
vamos linkar??
Concordo com tudo tudo tudo o que escreveu. Ebgraçado é que andava pensando nessas coisas esses dias.
To num daqueles momentos de levatar mais firme depois da queda... e se tem uma coisa que aprendi, é que o sofrimento do passado vira historia pra contar no futuro!
BJus e volte sempre ao meu canto!

-- ainda to escrevendo em cyber, asism que der publico de novo!